Debaixo dos Céus Os Mundos de Manuel Amaro Mendonça
Mostrar mensagens com a etiqueta DAMarão. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta DAMarão. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Nova entrevista na revista Divulga Escritor




Depois de no passado mês Junho a revista Divulga Escritor me ter dado a honra de exibir o meu livro "Daqueles Além Marão" na sua rubrica Livros em Foco, eis que chega a vez da publicação da entrevista no lançamento do número 31, respeitante a Dezembro.

Aqui vai uma pequena apresentação deste fantástico projeto, que tem como objetivo a divulgação de novos escritores, nas palavras dos próprios:
O projeto Divulga Escritor foi criado em 26 de março de 2013 pela  jornalista, radialista, escritora e editora  Shirley M. Cavalcante (SMC). (...)
Divulga Escritor tem como objetivo buscar ferramentas que promovam a  divulgação de escritores, independentemente de onde tenham publicado seus livros, ou até mesmo daqueles que não tenham livros publicados, mas que gostam e se dedicam a escrita.
O projeto, hoje, realiza entrevista com todos os escritores e divulga em diferentes sites, blogs, grupos, página no Facebook... ou seja, em diferentes mídias sociais.(...)


Assim, à semelhança do que foi feito no passado com Terras de Xisto e Outras Histórias e Lágrimas no Rio, aqui segue a entrevista feita com base no lançamento de mais uma obra de minha autoria.



Nota importante: o visualizador desta revista mostra a imagem muito pequena e quase ilegível, para poder ver em tamanho normal siga o procedimento abaixo:



sábado, 25 de novembro de 2017

Daqueles Além Marão na Casa Regional dos Transmontanos



No passado dia 25 de Novembro decorreu a última apresentação de 2017 do livro "Daqueles Além Marão" e aconteceu, nada mais, nada menos que numa das casas mais emblemáticas para os transmontanos na cidade do Porto: A Casa Regional dos Transmontanos e Alto durienses do Porto.
Esta associação tem, nos seus objectivos:

"Promover Trás-os-Montes e Alto Douro

A associação tem fins bem definidos, que assentam essencialmente, em "propagar,
defender e valorizar Trás-os-Montes e Alto Douro em toda a sua dimensão humana, social e territorial".

A actividade da casa desdobra-se entre duas vertentes: a primeira visa uma
componente de prestação de bons serviços, ou seja, disponibilizar os seus espaços e colaborar com as instituições e associações regionais, para que possam desenvolver actividades na casa e também ajudar na divulgação de eventos que permitem a valorização da região. A segunda passa por proporcionar momentos de lazer e diversão aos seus associados, de forma a manter vivas as raízes que os ligam, organizando festas gastronómicas e de diversão, conferências, debates e proporcionando o convívio entre conterrâneos.

Desde sempre, a Casa Regional dos Transmontanos e Alto-Durienses do Porto tem
procurado promover iniciativas que visam a divulgação da região, da sua gente e dos seus produtos tradicionais.

Um outro objectivo é o de dar voz e projecção a todos os escritores, artistas e demais Autores e Criadores transmontanos e durienses. Nesse sentido, tem ajudado na divulgação de vários trabalhos desenvolvidos por pessoas oriundas da região ou que sobre ela se debruçam."



Foi uma grande responsabilidade, ir a este "quartel general" dos transmontanos apresentar um livro que conta histórias ficcionadas envolvendo personagens daquela região, mas enchemo-nos de coragem (tenho uma fantástica equipa de familiares e amigos que me apoiam) e lá fomos nós.


A sala que nos foi cedida era, como o resto do edifício, repleta de história e respirava o puro ar transmontano, através das fotos expostas em seu redor.


Neste dia tive a grata surpresa de ter não um mas dois músicos! Os meus amigos Miguel Caldas e o Eduardo Sousa vieram animar um pouco a apresentação desta obra e fizeram um trabalho extraordinário.


A minha sobrinha Beatriz e a Joana, filha do músico Eduardo, deram uma espectáculo impressionante. A voz da minha sobrinha não pára de me surpreender e o acompanhamento desta sua amiga deu-lhe apoio e ainda mais brilho.


Até algumas pessoas que não estavam presentes na sala para assistir à apresentação foram atraídas pela atuação das duas jovens e ficaram a assistir.


Não podia faltar a imprescindível presença do meu irmão Luís que não permite que eu me aventure nestas "andanças" sozinho e vem sempre trazer umas palavras divertidas de introdução. Pela parte da Casa dos Transmontanos e na ausência  do seu presidente António Moreno, por motivos de força maior, esteve o não menos simpático e eloquente, Urbano Azevedo. A sua presença simpática e bem disposta foi uma mais valia importante nesta apresentação. 



Não foi uma das minhas apresentações mais frequentadas mas mesmo assim, foi uma plateia atenta e colaborante que assistiu até ao fim (heroicamente?).


Após a usual sessão de autógrafos e distribuição de livros aos meus novos amigos (cada leitor é um novo amigo, claro) houve um pequeno período de convívio e degustação de vinho generoso duriense (mais conhecido por Vinho do Porto) acompanhado de doces.





A minha esposa Delmina foi, como habitual, a fotógrafa oficial do evento, além de organizadora e colaboradora ativa. (Nota mental para lhe aumentar o ordenado que ganha nestas ações).


Aqui uma foto com dois dos meus grandes amigos e entusiastas neste percurso das letras, a escritora Suzete Fraga e o escritor e editor Isidro Sousa da editora SuiGeneris, que gradualmente vem lançando no mercado novas obras de autores lusófonos. 


Neste outra foto, da esquerda para a direita, minha cunhada Susana e o meu irmão Luís, a quem muito devo no carinho e apoio incondicional ao meu trabalho e às suas apresentações. O escritor e editor Isidro Sousa, que já começa a ser presença habitual e o Eduardo Sousa e a filha Joana que emprestaram uma grande parte do brilho deste evento. 


No fim desta nova apresentação, o prazer da sensação de um bom trabalho e o fim de mais um dia feliz.


A última apresentação de "Daqueles Além Marão" em 2017 correu muito bem.



Um agradecimento muito grande à Casa Regional dos Transmontanos e Alto Durienses no Porto por nos receber nas suas instalações e também ao seu presidente António Moreno e ao seu digno representante Urbano Azevedo.

Bem hajam pelo trabalho que fazem em prol da cultura transmontana e não só.

Até à próxima.





sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Daqueles Além Marão - Revista Divulga Escritor


À semelhança do que já sucedeu com "Terras de Xisto e Outras Histórias" e "Lágrimas no Rio", a revista "Divulga Escritor" honra-me com uma entrevista sobre o meu último livro "Daqueles Além Marão" para incluir no seu próximo número.

"Não foi muito difícil de escolher o título. Um livro acerca de transmontanos, passado no século XIX. Como lhe haveríamos de chamar, senão (Histórias) Daqueles Além Marão?
Deixamos cair a palavra Histórias, por ficar subentendida e tornar mais simples o resultado final. Mesmo assim, devido á utilização de um crescendo na fonte do título na capa do livro, está a levar a que muitos dos meus leitores se refiram a ele apenas como “Além Marão”… pelos vistos ainda podia ser mais simplificado."

Para ler a revista na integra clique aqui


Esta revista que, nas palavras da sua editora Shirley Cavalcante, pretende “Profissionalizar a Comunicação Literária. Na área Interna, auxiliando o escritor a definir o foco, público-alvo, rede de relacionamento e planejamento do seu produto (livro), Institucional, divulgando o escritor e/ou o livro como marca, através das ferramentas de comunicação Institucional; na área Mercadológica, auxiliando o escritor nas fases de distribuição e vendas do seu livro.”, tem feito muito pelos escritores iniciados.

Trata-se de uma revista digital online e podem ser consultados gratuitamente todos os números já publicados aqui.

Para ler os artigos correspondentes basta clicar nas capas abaixo.

Entrevista publicada em Março 2016


Entrevista publicada em Setembro 2016







domingo, 1 de outubro de 2017

Daqueles Além Marão em Carrazeda de Ansiães


Depois da apresentação de "Lágrimas no Rio" em 2016, no âmbito do mês da Cultura e Património de Carrazeda de Ansiães, evento que ocorre todos os anos, a Câmara Municipal resolveu uma vez mais honrar-me com o convite para apresentar o meu mais recente livro "Daqueles Além Marão" no evento deste ano de 2017.





Uma vez mais, tenho o enorme prazer de apresentar o meu trabalho nas extraordinárias instalações do CITICA e faço desde já o convite às gentes de Carrazeda e aos transmontanos em geral que venham conhecer esta obra. Aqui são contadas histórias de ficção que envolvem transmontanos, tal como está explicado na sinopse:


"Para além do Marão, mandam os que lá estão", é uma máxima que não se pode contestar.
Gente dura, os transmontanos. São filhos da terra e das pedras: gerados sob o tórrido verão e embalados nas neves que coroam os montes e gelam as casas. Como o ferro bem temperado, das pedras herdaram a dureza e a força, e do sol o calor da simpatia e da lealdade.
Vamos conhecer camponeses, guardadores de cabras e até salteadores. Mas seja na vivência de uma das muitas lendas da região, nas dores do amor, ou nas agruras das invasões napoleónicas, é a sua tempera que vai sobressair e, tal como o azeite na água, assim eles se distinguirão dos restantes.
É deles que se fala neste livro, Daqueles Além Marão, que lá vivem, trabalham, riem e choram.



quarta-feira, 7 de junho de 2017

Livro em foco na revista "Divulga escritor"



Ainda no rescaldo da maravilhosa apresentação de "Daqueles Além Marão", na Confeitaria/Pão Quente Luso Brasileiro,  que aconteceu no passado dia 3, recebo a comunicação que este mesmo livro tem uma página inteira dedicada a ele na edição de Junho/Julho da revista "Divulga Escritor".


Esta revista, que segundo as suas próprias palavras: "tem como objetivo buscar ferramentas que promovam a  divulgação de escritores, independentemente de onde tenham publicado seus livros, ou até mesmo daqueles que não tenham livros publicados, mas que gostam e se dedicam a escrita." tem feito um excelente trabalho no objetivo a que se propôs, ao longo destes quatro anos de vida. 
Em meu nome e dos restantes escritores e autores pouco conhecidos, o meu muito obrigado a esta revista e à sua editora, Shirley Cavalcante.

Clique na imagem abaixo para ler o artigo e se quiser, poderá também ler o resto desta ótima revista.





Nota importante o visualizador desta revista mostra a imagem muito pequena e quase ilegível, para poder ver em tamanho normal siga o procedimento abaixo:



segunda-feira, 5 de junho de 2017

Apresentação de "Daqueles Além Marão"


Foi no passado dia 3 de Junho que decorreu a apresentação do meu último livro "Daqueles Além Marão" na Confeitaria / Pão Quente Luso Brasileira. Os proprietários do estabelecimento, os senhores José e Filipa Mendes, convidaram-me para fazer uma apresentação naquele local após terem lido "Lágrimas no Rio". Claro que aceitei de imediato. Sendo cliente da casa há já algum tempo, não tinha dúvidas que juntar a minha apresentação aos produtos ali confecionados só podia ser um sucesso. Veja-se o bolo com a capa do livro que ficou maravilhoso (além de delicioso).


Uma vez mais, foi um dia fantástico reunido com grandes amigos, alguns dos quais já tinham comprado o livro e mesmo assim não quiseram deixar de marcar a sua presença e acompanhar-me em mais um marco da minha aventura nas letras.


A sala foi pequena para tanta gente e acabamos por ter que pedir ao proprietário umas cadeiras extra para acrescentar mais uma fila de assistência. Assim podemos sentar também estes coitados que vieram para assistir e estavam "de castigo" nas escadas.


A minha sobrinha Sylvie veio propositadamente da sua casa, que fica "Para além do Marão" para assistir a este lançamento, também não é para menos, este livro é-lhe dedicado, não seja ela a "minha segunda transmontana preferida"


Do mundo das letras, não posso deixar de referir a presença de Paulo Lopes da revista digital Correio do Porto que veio conhecer de perto o meu último trabalho.


E o meu amigo e responsável pela editora Suigeneris, Isidro Sousa, que fez questão de me acompanhar neste momento de alegria.


Também do fado tive uma visita, esperada, mas sempre muito bem vinda, do meu grande amigo de infância o fadista José Gameleiro e a simpática esposa, também fadista, Madalena Gameleiro. Ambos do grupo Fado Norte.



O meu irmão Luís Mendonça fez a sua despretensiosa e divertida intervenção para falar sobre a sua relação comigo e a opinião que tem do livro que agora apresentamos.


Ao que se seguiu um pequeno intervalo musical protagonizado pela minha sobrinha Beatriz e o meu amigo Eduardo Sousa. Realmente só me posso considerar abençoado com amigos e familiares de tal classe e altruísmo.


Uma vez mais, a cobertura fotográfica do meu grande amigo Amaral Moreira, que além da honra da sua presença, presenteou-me com uma maravilhosa reportagem digna de um profissional. Fotografias de grande qualidade, que captam a essência das pessoas e olhares e expressões que os próprios nem sabiam que tinham.


Mas principalmente, foi uma espetacular reunião de amigos, divertida e que, tal como as festas do Asterix, tem sempre que acabar em banquete. É nesta parte da organização que brilha o outro elemento essencial nas minhas apresentações, a minha esposa Delmina, sem a qual não teriam a qualidade e o brilho que têm.






AGRADECIMENTOS