Debaixo dos Céus Os Mundos de Manuel Amaro Mendonça

domingo, 22 de outubro de 2017

Resenha de Lágrimas no Rio


Foi com uma alegria imensa que vi, num grupo de Facebook intitulado "Literalizando", a resenha do meu livro "Lágrimas no Rio".

Literalizando é um grupo dedicada exclusivamente à palavra escrita e a sua administradora, Célia Dias é sem dúvida uma amante da literatura e faz questão de partilhar os seus sentimentos em relação aos livros que lê.

Célia Dias

Tendo contactado recentemente com ela, foi fácil simpatizar e interagir e rapidamente estávamos a fazer planos para colaborar. Assim nasceu esta resenha que muito me alegrou e que vai ajudar a dar a conhecer aos leitores brasileiros o meu trabalho.
Bem hajas Célia e que nunca te desinteresses da literatura.

Aqui está uma parte da sua opinião:

"É um livro magnífico, bem escrito e de gostosa leitura de Portugal, que parece brincar e simplificar o entendimento. Exemplo: "arrepesa","embeiçado" e tantas outras que nos são incomuns, mas que deixa a leitura mais saborosa.
Nos idos anos de 1830, Avelino o protagonista da história, volta á sua terra natal, São Cristóvão do Covelo em Portugal, a aldeia de onde saiu para concluir seus estudos necessários para dar continuidade aos negócios do pai.Ele vê-se enfastiado com sua nova vida. Ele sucederá seu pai; Como filho homem, seguirá os passos do pai nos olivais. Eles são a família mais abastada da aldeia e tem inúmeros trabalhadores que dependem deles.
Logo de início, acontece uma morte de um dos trabalhadores e ele segue seu pai para desejar os sentimentos e prétimos á familia do falecido.
Começa a dar um colorido novo á vida do rapaz se encontrar com a filha do falecido, Ceição. Seus lindos olhos azuis despertam uma paixão repentina no jovem que percebe haver reciprocidade. Porém ela é uma lavadeira, filha de camponeses simples e naquela época os casamentos se davam por interesse, e ela nada tinha a oferecer ao rapaz, além de seu amor, que não é o suficiente para a mãe de Avelino...."

Para ler a resenha completa clique aqui 





sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Daqueles Além Marão - Revista Divulga Escritor


À semelhança do que já sucedeu com "Terras de Xisto e Outras Histórias" e "Lágrimas no Rio", a revista "Divulga Escritor" honra-me com uma entrevista sobre o meu último livro "Daqueles Além Marão" para incluir no seu próximo número.

"Não foi muito difícil de escolher o título. Um livro acerca de transmontanos, passado no século XIX. Como lhe haveríamos de chamar, senão (Histórias) Daqueles Além Marão?
Deixamos cair a palavra Histórias, por ficar subentendida e tornar mais simples o resultado final. Mesmo assim, devido á utilização de um crescendo na fonte do título na capa do livro, está a levar a que muitos dos meus leitores se refiram a ele apenas como “Além Marão”… pelos vistos ainda podia ser mais simplificado."

Para ler a revista na integra clique aqui


Esta revista que, nas palavras da sua editora Shirley Cavalcante, pretende “Profissionalizar a Comunicação Literária. Na área Interna, auxiliando o escritor a definir o foco, público-alvo, rede de relacionamento e planejamento do seu produto (livro), Institucional, divulgando o escritor e/ou o livro como marca, através das ferramentas de comunicação Institucional; na área Mercadológica, auxiliando o escritor nas fases de distribuição e vendas do seu livro.”, tem feito muito pelos escritores iniciados.

Trata-se de uma revista digital online e podem ser consultados gratuitamente todos os números já publicados aqui.

Para ler os artigos correspondentes basta clicar nas capas abaixo.

Entrevista publicada em Março 2016


Entrevista publicada em Setembro 2016







terça-feira, 17 de outubro de 2017

O conto "Desolação" foi publicado em "Memórias e Outras Coisas"



No âmbito da minha colaboração com o blogue "Memórias e Outras Coisas", foi publicado o meu conto "Desolação" que pode ser visto no blogue aqui ou no meu próprio blogue aqui.

Excerto do texto:
"Entre dentadas, espreitou de olhos semicerrados as nesgas de sol que logravam romper por entre as nuvens escuras, trazendo uma vaga lembrança do calor de outras eras.
Deixou-se ficar sentado nas enormes pedras da ruina onde descansava fazendo durar a maçã enquanto escutava as vozes algo longínquas dos companheiros no exterior.
Pouco restava do descomunal edifício que escolhera para descansar. Apenas as paredes erguidas para o céu onde já não existia telhado, numa caricatura de mãos que imploravam aos céus."


Para ler o resto siga esta ligação


segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Antologia "Filhos de Um Deus Menor" texto seleccionado


E porque a vida não pára, continuo a escrever e a participar em antologias. Aqui está mais um conto seleccionado.

De: SUI GENERIS
Data: 9 de outubro de 2017 às 05:51
Assunto: FIL 010 - O céu dos pássaros (Manuel Amaro Mendonça) - Seleccionado
Para: Manuel Amaro Mendonça


Bom dia, Manuel Amaro Mendonça

Comunicamos que o seu texto com o título

O CÉU DOS PÁSSAROS

foi seleccionado para integrar a antologia «FILHOS DE UM DEUS MENOR», cujo prazo para submissão de textos fora prorrogado até ao passado dia 5 de Outubro. Mais uma vez, agradecemos a sua participação nesta obra colectiva.

Tornaremos a comunicar num prazo máximo de trinta dias para divulgar – como prevê o Ponto 5 do Regulamento – o resultado global da selecção, isto é, a relação completa com os nomes de todos os autores seleccionados e outras informações que considerarmos relevantes sobre o andamento desta antologia. Logo após, essa informação ficará disponível nos nossos blogues e noutras páginas da internet associadas à Sui Generis.

(...)

Para finalizar, recordamos que «FILHOS DE UM DEUS MENOR» é uma Antologia Sui Generis, organizada e coordenada por Isidro Sousa, responsável pela Colecção Sui Generis – e a obra final será publicada com a chancela Euedito. Continuaremos a dar notícias durante todo o processo de produção e edição da obra.

Grato pela vossa atenção

Saudações literárias

Isidro Sousa
FILHOS DE UM DEUS MENOR
Organização








domingo, 1 de outubro de 2017

Daqueles Além Marão em Carrazeda de Ansiães


Depois da apresentação de "Lágrimas no Rio" em 2016, no âmbito do mês da Cultura e Património de Carrazeda de Ansiães, evento que ocorre todos os anos, a Câmara Municipal resolveu uma vez mais honrar-me com o convite para apresentar o meu mais recente livro "Daqueles Além Marão" no evento deste ano de 2017.





Uma vez mais, tenho o enorme prazer de apresentar o meu trabalho nas extraordinárias instalações do CITICA e faço desde já o convite às gentes de Carrazeda e aos transmontanos em geral que venham conhecer esta obra. Aqui são contadas histórias de ficção que envolvem transmontanos, tal como está explicado na sinopse:


"Para além do Marão, mandam os que lá estão", é uma máxima que não se pode contestar.
Gente dura, os transmontanos. São filhos da terra e das pedras: gerados sob o tórrido verão e embalados nas neves que coroam os montes e gelam as casas. Como o ferro bem temperado, das pedras herdaram a dureza e a força, e do sol o calor da simpatia e da lealdade.
Vamos conhecer camponeses, guardadores de cabras e até salteadores. Mas seja na vivência de uma das muitas lendas da região, nas dores do amor, ou nas agruras das invasões napoleónicas, é a sua tempera que vai sobressair e, tal como o azeite na água, assim eles se distinguirão dos restantes.
É deles que se fala neste livro, Daqueles Além Marão, que lá vivem, trabalham, riem e choram.



sábado, 30 de setembro de 2017

SG Mag numero 3



Foi lançado, há pouco tempo, o número 3 da revista SG Mag da editora Sui Generis, com a qual colaboro há algum tempo, nomeadamente nas antologias “A Biblia dos Pecadores”, “Saloios e Caipiras”, “Sexta feira 13”, só para mencionar algumas. A minha amizade com o editor Isidro Sousa, manifestou-se quase desde o primeiro dia e fomos acompanhando os sucessos um do outro durante todo o tempo.






Esta revista, é um ponto de honra da capacidade produtiva e qualitativa do Isidro e uma prova do seu amor pelas letras e prazer no sucesso dos seus amigos, que também são seus companheiros de escrita. Nestas páginas, são dados a conhecer aqueles que amam as letras, acima da profissão que lhes dá o meio de subsistência. É dado a conhecer o seu trabalho e apresentado o lado pessoal através das entrevistas. 

Este número foi para mim uma completa surpresa; já sabia que ia ser publicada a entrevista que me foi feita há algum tempo atrás e incluído um dos meus contos, não sabia, era que a recente apresentação do meu último livro “Daqueles Além Marão”, seria mencionada e teria tal destaque


O Isidro foi convidado para esta apresentação, como tem sido para todas as outras, embora nunca tivesse sido possível conciliar agendas ou reduzir as distâncias, até ao passado dia 3 de Junho, onde tive a enorme alegria da sua presença. Devo confessar que esta não foi a melhor em termos de organização, pois um conjunto de pequenos contratempos provocaram um atraso no início do evento, no entanto tudo entrou nos eixos e ele teve a oportunidade de ver, com os seus próprios olhos, porque me orgulho destas nossas apresentações. 


Retornando a esta revista, é sempre uma alegria, ver o sucesso dos amigos, ou colegas, com quem partilho este maravilhoso mundo, mas é um prazer ainda maior, ver surgirem “caras” novas, numa época em que os leitores são cada vez menos… a minha secreta esperança é que isto seja o sintoma de que a maré está a mudar e que (os meus netos?) serão leitores ávidos dos frutos da imaginação dos meus irmãos das letras.



Isto leva-nos a outra das características do Isidro Sousa, a sua capacidade organizadora e dinamizadora, que atrai aqueles que procuram um “lugar ao sol” ou simplesmente alguém que lhe diga “Há aqui alguns pontos a melhorar, mas no geral está bom e deves continuar.” Se por um lado, o instinto nos faz sentir especiais pela nossa capacidade criativa, por outro, a insegurança cerceia-nos o ego com a lima do acanhamento e impede-nos de dar o primeiro passo. O Isidro tem ajudado muita gente a fazê-lo. Não é o único, nem o mais eficiente, mas é capaz e, apesar de ter sofrido um conjunto de contratempos que o prejudicaram de sobremaneira, está a recuperar o tempo perdido e a cumprir promessas antigas, com recurso a enormes sacrifícios pessoais.


Senhores autores, desiludidos com os sucessivos atrasos nas ansiosamente aguardadas antologias, não desesperem, acredito que esta revista número 3 diz-nos que o Isidro Sousa está de volta. 

Podem ler a revista aqui





quarta-feira, 20 de setembro de 2017

O conto "A Cripta" publicado em Correio do Porto




No passado dia 18 de Setembro, o meu conto "A Cripta" , publicado no livro "Daqueles Além Marão", foi apresentado no site do Correio do Porto.

O Correio do Porto é uma revista digital independente do Porto (PT) e sobre o Porto (distrito). Conta histórias de vida (pessoas e coisas) de um mundo à parte (físico e noticioso). Divulga notícias do outro mundo quando falarem do Porto. O Correio do Porto foi concebido para utilizadores com muitas horas de leitura (livros, revistas, jornais, banda desenhada, cartoons, postais, selos, cartazes, folhetos, catálogos, etc). É a geração do papel a navegar no mar digital.

Pode aceder à ligação completa em http://www.correiodoporto.pt/do-porto/a-cripta