Debaixo dos Céus Os Mundos de Manuel Amaro Mendonça

sábado, 25 de novembro de 2017

Daqueles Além Marão na Casa Regional dos Transmontanos



No passado dia 25 de Novembro decorreu a última apresentação de 2017 do livro "Daqueles Além Marão" e aconteceu, nada mais, nada menos que numa das casas mais emblemáticas para os transmontanos na cidade do Porto: A Casa Regional dos Transmontanos e Alto durienses do Porto.
Esta associação tem, nos seus objectivos:

"Promover Trás-os-Montes e Alto Douro

A associação tem fins bem definidos, que assentam essencialmente, em "propagar,
defender e valorizar Trás-os-Montes e Alto Douro em toda a sua dimensão humana, social e territorial".

A actividade da casa desdobra-se entre duas vertentes: a primeira visa uma
componente de prestação de bons serviços, ou seja, disponibilizar os seus espaços e colaborar com as instituições e associações regionais, para que possam desenvolver actividades na casa e também ajudar na divulgação de eventos que permitem a valorização da região. A segunda passa por proporcionar momentos de lazer e diversão aos seus associados, de forma a manter vivas as raízes que os ligam, organizando festas gastronómicas e de diversão, conferências, debates e proporcionando o convívio entre conterrâneos.

Desde sempre, a Casa Regional dos Transmontanos e Alto-Durienses do Porto tem
procurado promover iniciativas que visam a divulgação da região, da sua gente e dos seus produtos tradicionais.

Um outro objectivo é o de dar voz e projecção a todos os escritores, artistas e demais Autores e Criadores transmontanos e durienses. Nesse sentido, tem ajudado na divulgação de vários trabalhos desenvolvidos por pessoas oriundas da região ou que sobre ela se debruçam."



Foi uma grande responsabilidade, ir a este "quartel general" dos transmontanos apresentar um livro que conta histórias ficcionadas envolvendo personagens daquela região, mas enchemo-nos de coragem (tenho uma fantástica equipa de familiares e amigos que me apoiam) e lá fomos nós.


A sala que nos foi cedida era, como o resto do edifício, repleta de história e respirava o puro ar transmontano, através das fotos expostas em seu redor.


Neste dia tive a grata surpresa de ter não um mas dois músicos! Os meus amigos Miguel Caldas e o Eduardo Sousa vieram animar um pouco a apresentação desta obra e fizeram um trabalho extraordinário.


A minha sobrinha Beatriz e a Joana, filha do músico Eduardo, deram uma espectáculo impressionante. A voz da minha sobrinha não pára de me surpreender e o acompanhamento desta sua amiga deu-lhe apoio e ainda mais brilho.


Até algumas pessoas que não estavam presentes na sala para assistir à apresentação foram atraídas pela atuação das duas jovens e ficaram a assistir.


Não podia faltar a imprescindível presença do meu irmão Luís que não permite que eu me aventure nestas "andanças" sozinho e vem sempre trazer umas palavras divertidas de introdução. Pela parte da Casa dos Transmontanos e na ausência  do seu presidente António Moreno, por motivos de força maior, esteve o não menos simpático e eloquente, Urbano Azevedo. A sua presença simpática e bem disposta foi uma mais valia importante nesta apresentação. 



Não foi uma das minhas apresentações mais frequentadas mas mesmo assim, foi uma plateia atenta e colaborante que assistiu até ao fim (heroicamente?).


Após a usual sessão de autógrafos e distribuição de livros aos meus novos amigos (cada leitor é um novo amigo, claro) houve um pequeno período de convívio e degustação de vinho generoso duriense (mais conhecido por Vinho do Porto) acompanhado de doces.





A minha esposa Delmina foi, como habitual, a fotógrafa oficial do evento, além de organizadora e colaboradora ativa. (Nota mental para lhe aumentar o ordenado que ganha nestas ações).


Aqui uma foto com dois dos meus grandes amigos e entusiastas neste percurso das letras, a escritora Suzete Fraga e o escritor e editor Isidro Sousa da editora SuiGeneris, que gradualmente vem lançando no mercado novas obras de autores lusófonos. 


Neste outra foto, da esquerda para a direita, minha cunhada Susana e o meu irmão Luís, a quem muito devo no carinho e apoio incondicional ao meu trabalho e às suas apresentações. O escritor e editor Isidro Sousa, que já começa a ser presença habitual e o Eduardo Sousa e a filha Joana que emprestaram uma grande parte do brilho deste evento. 


No fim desta nova apresentação, o prazer da sensação de um bom trabalho e o fim de mais um dia feliz.


A última apresentação de "Daqueles Além Marão" em 2017 correu muito bem.



Um agradecimento muito grande à Casa Regional dos Transmontanos e Alto Durienses no Porto por nos receber nas suas instalações e também ao seu presidente António Moreno e ao seu digno representante Urbano Azevedo.

Bem hajam pelo trabalho que fazem em prol da cultura transmontana e não só.

Até à próxima.





quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Apenas Mais Um Dia Sem Ti



Caminhei até à borda do penhasco e contemplei o rio. O lençol largo e sereno, manipulado pelo Homem, substituiu o pequeno rio que saltava nervosamente sobre as pedras no verão e crescia desmesuradamente, engolindo furiosamente paredes e taludes, no inverno.
Ali está a paisagem que me leva paz à alma e reforço ao ânimo; aquelas paredes de xisto, que enxameiam as encostas, erguidas à força de braço e sustidas com o suor do rosto de incontáveis gerações.

Como é possível não amar tal obra? Como é possível ficar indiferente ao sussurro dos pinheiros que falam do alto das cristas indómitas? Como é possível não se admirar a obra do Grande Arquiteto da Criação… mesmo que Ele nos vá levando aqueles que tanta saudade deixam.

Com os olhos fechados, também o vento me fala e conta histórias de outras eras, das gentes esquecidas que mourejaram nestes montes e atravessaram este rio. Nas memórias trazidas à superfície, é impossível não pensar em ti, que como eu amavas esta terra, apesar de não ser tua.

No fim, quando é que uma terra é nossa? Apenas quando nascemos nela? Não! A terra pode ser nossa, como pode ser nossa uma mulher, apenas porque recebe o nosso amor e dá-se sem reservas. Assim é esta terra que, não sendo “nossa”, é uma das nossas amadas.
E eu encho a alma e deixo inebriar os sentidos, neste outono que parece verão, com o chilrear dos pássaros, o sussurro do vento e o cheiro a pinho e ao fumo das fogueiras que dissipam as vides podadas. Gradualmente a calma regressa e a respiração retoma o ritmo normal.

Podemos viver para sempre numa paisagem destas e eu sei que tu vives. Sei que continuas em cada brisa que beija estes montes, que falas em cada murmúrio dos pinhais.
Sei que o teu amor por esta terra não te poderia levar para muito longe desta região, por isso a tua memória é tão forte quando estou por aqui.
Consciente disso, revigorado, solto um longo suspiro e tomo o caminho de regresso, para mais um dia sem ti.

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Um belíssimo evento


Pois é. Aconteceu, depois de uma angustiante espera, a apresentação de "Daqueles Além Marão" em Carrazeda de Ansiães.


O senhor presidente convidou e nós cá marcamos presença no CITICA, sentindo-nos muito honrados por nos quererem por cá uma vez mais, depois da apresentação de "Lágrimas no Rio" em 2016 


A sala para estes eventos, decorada com deliciosas fotografias monocromáticas da maravilhosa região onde nos encontramos, foi uma vez mais o palco onde o meu irmão Luís Mendonça fez a apresentação do evento e divertiu a plateia com a sua boa disposição. Ele, a esposa Susana e a filha Beatriz têm sido mais do que família, verdadeiros amigos do coração, nestas minhas andanças, porque todos sabemos que a família não se escolhe, mas os amigos sim.

Desta vez fomos honrosamente acompanhados por Adalgisa Barata, nem mais nem menos do que a vice-presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, que fez um acompanhamento despretensioso e simpático de todo o evento. 


Em seguida, a minha sobrinha Beatriz e o meu amigo Eduardo Sousa, que formam uma pequena banda, que carinhosamente apelidamos de "Banda Gástrica", interpretaram algumas músicas onde a voz suave da Beatriz serve como uma luva.


A sala estava bem composta com amigos/leitores e futuros amigos/leitores atentos a tudo o que foi dito e exibido e, claro, cantado.


Embora não estivesse fisicamente presente, a minha grande amiga e irmã das letras, Suzete Fraga, autora do livro "Almas Feridas", que também costuma ser presença assídua nas minhas apresentações, fez-se representar por um delicioso vídeo feito pela sua filha e que pode ser visto aqui



Tivemos o grande prazer de ter na audiência algumas pessoas distintas, como Frederico Meireles e Elsa Samões, respectivamente o número um e número dois da lista "Unidos por Carrazeda", candidatos à Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães nas últimas eleições  


Ou o senhor padre Bernardo que é presença assídua nestes lançamentos, provando ser um forte apoiante da causa da cultura. Deu-me o grande prazer de ler os meus dois primeiros livros "Terras de Xisto e Outras Histórias" e "Lágrimas no Rio". A sua presença nesta apresentação dá a sensação que a minha escrita não é assim muito má, porque ele veio buscar "Daqueles Além Marão"


Seguiu-se uma sessão de autógrafos com os meus novos amigos a levarem os seus exemplares deste livro com uma pequena mensagem pessoal.

 
- / - - / - - / - - / - - / - - / - - / - - / - - / - - / - - / -


A minha sobrinha Sylvie, a quem foi dedicado este livro, "A minha segunda transmontana preferida", teve também um dia em cheio com muitos amigos e até deu autógrafos e tudo. Fez um trabalho fantástico de contactos e organização indispensáveis para este evento, em conjunto com o marido Vitor, os pais Carlos e Maria e o irmão Daniel.
Não paro de me sentir abençoado com uma famíla assim.


A minha esposa Delmina, a minha transmontana preferida, representa, em conjunto com a Sylvie, a Direção de Produção de Eventos, super eficiente, que permite que as minhas preocupações com a organização sejam reduzidas. Sei que, a partir do momento que elas estão em campo, tudo vai correr bem.
 

A minha banda privativa, a "Banda Gástrica" que, com o que eu lhes pago, qualquer dia deixam de me falar.


Alguns dos meus bons amigos que não perdem uma oportunidade de festejar comigo estas apresentações. Estes vieram do Porto, mas houve outro grupo de Guimarães... com amigos assim, não se fica mal, nunca. Obrigado uma vez mais a todos pela vossa inestimavel presença.


A parte relativa a alimentação, este ano, foi na Churrasqueira Mateus, onde fomos muito bem atendidos e servidos. Até fizeram um menu especial só para nós. Aqui ficam os meus agradecimentos.


Praticamente ocupamos uma das salas só com os amigos para a apresentação.


Os sempre bem dispostos Carlos e Luis Mateus, irmãos e proprietários do estabelecimento, são a alma desta casa que recomendo vivamente.


Como vem sendo hábito, aqui está o "bolinho" com a capa do livro que os convivas fizeram questão de deglutir até à ultima migalha... fizeram bem e foi a prova que estava muito bom.


A bela vila de Carrazeda recebeu-nos num dia ensolarado, mas não muito quente. O verão já começa a ir embora, mas a beleza da terra fica, por isso não deixe de visitar.


Resta-me agradecer uma vez mais à Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães este amável convite e a disponibilização das instalações, bem como as presenças da sua vice-presidente Adalgisa Barata e a responsável pela biblioteca municipal, Cristina Lima.


Foi assim em Carrazeda de Ansiães no dia 21 de Outubro de 2017. Adorei e espero que todos os presentes tenham gostado tanto como eu...a próxima apresentação já está marcada: dia 25 de Novembro de 2017 na Casa Regional dos Transmontanos e Altodurienses no Porto. Até lá!


Clique na ligação para ver todas as fotos desta apresentação
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10210992947161172.1073741856.1279136272&type=1&l=8633fc912b